SEO para Empresas - Criação e Otimização de Sites, WebMarketing

Google é maior do que você achava

Se você tem alguma noção de realidade, sabe que o Google é gigante, o que talvez não fique tão óbvio quando você digita “www.google.com” e é presenteado com uma tela branca com um campo de busca. Parece simples? Não é. Segundo a gerente de engenharia Rachel Potvin, todos os serviços oferecidos pela empresa totalizam aproximadamente 2 bilhões de linhas de programação.
Para comparação, é estimado que o Windows, um dos softwares mais complexos da atualidade, com mais de 30 anos de existência, tenha 50 milhões de linhas de código. Ou seja: o Google representa 40 vezes o Windows.Google
A comparação pode parecer um pouco estranha, porque se trata de um único produto da Microsoft contra todos os outros do Google, mas é mais justa do que parece. Isso porque todas estas linhas de código, envolvendo o buscador, o Maps, o Google Docs, o Google+, o Gmail, o YouTube e todo e qualquer outro serviço da empresa está em APENAS UM REPOSITÓRIO, disponível para todos os 25 mil engenheiros de software da empresa.
“Apesar de não poder provar, eu acredito que este é o maior repositório único em uso no mundo”, considera Rachel Potvin. É um caso extremo, mas mostra um pouco da atual situação dos serviços online, e como os softwares ficaram mais complexos.
Ela explica que o gerenciamento de um código tão grande acessado por tanta gente ao mesmo tempo é complexo, mas funciona. Para isso, a empresa construiu seu próprio sistema de controle de versão chamado Piper, espalhado por dez data centers do Google.
Potvin explica que as 2 bilhões de linha não ficam em único sistema disponível para todos os engenheiros. Na verdade, o sistema dá aos funcionários uma liberdade para usar e combinar código entre vários projetos. E, quando eles fazem alguma modificação, mesmo que pequena, pode ser implantada rapidamente por todos os serviços da empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar ao topo