15, Set 2015
Quando Utilizar “Redirect 301” no seu site

Dicas de SEO | Redirect 301

Se temos um único conteúdo e queremos que diferentes formas de acesso levem a esse conteúdo, a saída perfeita é o Redirect 301.

O Redirect 301 avisa ao navegador e às ferramentas de busca que o conteúdo daquela página foi movido de forma permanente para um outro endereço. Com isso,  as ferramentas de busca acabam transferindo quase toda (de 90% a 99%) a autoridade da página para o novo endereço.

O exemplo mais clássico são os endereços com e sem o www. O conteúdo de www.resultadosdigitais.com.br/blog seria exatamante igual ao de resultadosdigitais.com.br/blog. Ao invés de deixar as duas versões ganharem autoridade de forma separada, escolhemos uma versão principal e na outra fazemos o redirecionamento para a versão escolhida.

O Redirect também funciona para domínios diferentes. Quando o Banco Real foi comprado pelo Banco Santander, por exemplo, o endereço bancoreal.com.br foi redirecionado ao santander.com.br, transmitindo ao novo endereço a autoridade do antigo.

Uma observação importante: há também o Redirect 302 (temporário) e outras formas de fazer um redirecionamento (como usando Javascript). Nesses casos, a autoridade da página não é transmitida e não há valor para as ferramentas de busca.

Por isso, confira diferentes formas de acessar seu site (com e sem www, com e sem “/”, com algum final diferente como “/home”) e verifique se há algum caso de conteúdo duplicado. Se houver, a melhoria nos resultados costuma ser significativa após a correção.

(Obs. Não mencionamos neste artigo a aplicação do 301 em projetos de migração e reformulação de sites, onde ele é ainda mais importante. Faremos um novo post em breve para cobrir esse assunto.)

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